quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Cooperativismo BJI | Entrevista com a direção da CAVIL

No dia 11 de junho de 2014 foi realizada na Cooperativa Agraria Vale do Itabapoana, a CAVIL, a eleição para o conselho administrativo do exercício que se inicia. 
A chapa eleita é da mesma direção que havia assumido interinamente depois da renúncia do último gestor por problemas de saúde. Foram eleitos para o próximo exercício como diretor-presidente Sérgio Túlio Gonçalves, como superintendente Adeildo Gomes de Rezende e como secretário José Fernando Rezende.


E na tarde desta sexta-feira, 13 de junho de 2014, eu fui gentilmente recebido pelo diretor-presidente e pelo secretário para uma entrevista sobre diversos aspectos da instituição.
Diante da complexidade do tema, esta reportagem sobre a nossa CAVIL terá dois capítulos para facilitar a leitura. E neste primeiro capítulo irei abordar a situação financeira, administrativa, sanitária e jurídica da cooperativa, além de realizações recentes desta diretoria.

E iniciando a entrevista eu pedi a eles uma breve abordagem sobre a situação financeira, e eles relataram que encontraram uma dívida que se aproximava dos cinco milhões de reais, e que hoje se encontra em torno de um milhão e duzentos mil reais, negociados, parcelados e com as parcelas totalmente adimplentes.

Na questão jurídica eles também encontraram muitas demandas que proporcionaram despesas milionárias em indenizações e despesas judiciais/trabalhistas, e que atualmente todas essas demandas foram sanadas no início deste ano de 2014. 
De maneira objetiva podemos resumir que hoje a Cooperativa Agrária Vale do Itabapoana se encontra com equilíbrio financeiro e sem demandas jurídicas em curso.

Na questão sanitária, a empresa também se encontra em perfeitas condições exigidas pela fiscalização do ministério da agricultura, lembrando que desde 2011 a cooperativa tem se destacado aao receber a classificação “A” do ministério do desenvolvimento agrário em suas instalações, o que permite a empresa a atuar no mercado externo.

Atualmente a classificação se encontra no nível “B” devido aos critérios de inspeção exigidos em 2013, mas que tal classificação credencia a cooperativa a atender a todo mercado interno, seja qual for o porte ou a modalidade de parceria comercial.
Encerrando o primeiro capítulo, temos como novidade realizada pela atual direção da CAVIL a aquisição de uma pick up com recursos próprios, a doação de outra pick up e dois tanques resfriadores de leite pelo governo do estado do Espírito Santo. 

Também cabe o relato de um equipamento para pasteurização e desnatação de leite que irá modernizar e aumentar a capacidade de produção de leite pasteurizado, que foi doado pelo governo do estado do Rio de Janeiro.


No próximo capítulo abordaremos os desafios comerciais e democráticos da cooperativa, e sobre as instalações da usina de laticínios

Nenhum comentário:

Postar um comentário