sábado, 11 de julho de 2015

Firjan elabora radiografia econômica do Noroeste Fluminense



Documento tem como base de informações o levantamento feito em 2011 nos treze municípios da região noroeste onde aponta diversos indicadores do cenário econômico e social muito bem detalhado de cada cidade, Bom Jesus do Itabapoana apesar de ser a terceira maior cidade da região, no relatório nossa cidade figura de maneira um tanto quanto constrangedora frente a municípios de menor porte. Não há um só indicador que aponte Bom Jesus em destaque, quando os nossos índices são positivos, os mesmos acompanham a mesma média com as demais cidades, no entanto, quesitos como saúde e emprego/renda no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal aparecemos em posições que confirmam de maneira indiscutível o protagonismo do governo Branca Motta nos muitos retrocessos que vivemos.

Para se ter uma nossa posição no ranking do IFDM, Bom Jesus do Itabapoana figura atrás de NOVE municípios da região noroeste, e em 62º lugar em todo estado, se observarmos no quadro comparativo entre os anos de 2005, 2010 e 2011 tivemos uma retração neste índice de -4.1%, um retrato fiel do como o governo conduz as políticas públicas de desenvolvimento econômico na geração de emprego e renda.

 

 

Ainda sobre a vexatória posição de Bom Jesus do Itabapoana na avaliação do Índice Firjam de Desenvolvimento Municipal sobre Emprego e Renda, vale ressaltar que a prefeita nomeou para a Chefe da Coordenadoria de Emprego e Renda da prefeitura, uma pessoa para trabalhar como assessora de comunicação da prefeita, enquanto isso nosso cenário econômico fica cada vez mais claudicante.

 

Em uma cidade do porte de Bom Jesus do Itabapoana, o papel da prefeitura na economia local é de vital importância, e desde quando assumiu o governo em janeiro de 2009 que o governo jamais apresentou qualquer ação ou medida que viesse trazer benefícios ou incremento em nosso mercado interno, pelo contrário, sua preferência por empresas sem sede de Campos dos Goytacazes golpeou de morte com nosso comércio.

Lembrando que este levantamento foi feito em 2011, ocasião em que a situação do município era muito melhor do que se encontra atualmente, de 2011 até a presente data o governo tem agravado substancialmente o quadro econômico e social de Bom Jesus do Itabapoana.

 _____________________________________________

O relatório “Retratos Regionais” elaborado pela FIRJAN está disponível para visualização e download para melhor apreciação do internauta interessado


Nenhum comentário:

Postar um comentário